Cão pastor, cuja origem se remonta, muito provavelmente, aos descendentes asiáticos do cão do Tibet, o komondor, cumpre desde há mil anos a tarefa de custódia atenta e tenaz dos rebanhos. É o pastor húngaro de maior tamanho.
No passado, não se empregavam cuidados especiais na preservação da integridade duma raça, nem se dava muita importância ao aspecto dum pastor; apesar disto, graças às gerações que viveram ao ar livre ocupadas em tarefas duríssimas, o komondor conservou elevados dotes psicofísicos.
Em 1920 redigiu-se, para esta raça, um standard que estabelecia definitivamente as distintas características da mesma; apresentada em diversas exposições, tornou-se popular também no estrangeiro. Principalmente nos Estados Unidos, encontrou grande aceitação quer como cão pastor e guardião, quer como cão de companhia.
PADRÃO DA RAÇA: Bruno Tausz
Aspecto geral - porte grande, boa ossatura e substancia, musculoso, revestido por uma pelagem incomum encordoada, branca e pesada. Excelente como pastor de rebanho.
Talhe - altura: machos 80 cm e fêmeas 70 cm.
- altura mínima: machos 65 cm e fêmeas 55 cm.
- comprimento: (padrão não comenta).
- peso: (padrão não comenta).
Pelagem - dupla, densa, ondulada ou crespa e subpêlo denso, macio e lanoso. Os pêlos envolvem o subpêlo macio formando fortes cordas que, ao toque parece feltro. Mais longa na garupa, lombo e cauda; de comprimento médio no dorso, ombros e peito; mais curta nas bochechas, em volta dos olhos, orelhas pescoço e extremidades; mais curta ainda ao redor do focinho, na parte inferior dos membros posteriores acima dos jarretes.
Cor - branca. A cor ideal para a pele é cinza, sendo aceitável a cor de rosa, se não indicar um processo de albinismo.
Cabeça - parece curta em relação ao focinho.
Crânio - visto de perfil, arqueado.
Stop - moderado.
Olhos - tamanho médio, amendoados, moderadamente profundos, cor marrom escuro e contorno das pálpebras escuro ou cinza.
Orelhas - inserção média. em V, portadas caídas rente às faces.
Focinho - poderoso, moderadamente mais curto que o crânio aparentemente largo gengiva e palato escuros ou cinzentos. Linha superior reta tendendo ao paralelismo com a do crânio.
Trufa - escura ou cinzenta.
Lábios - escuros nu cinzentos.
Mordedura - em tesoura.
Tronco - de silhueta retangular.
Pescoço - comprimento médio, musculoso, moderadamente arqueado e porta a cabeça alta, sem barbelas.
Dorso - de nível.
Lombo - forte e curto.
Costelas - bem arqueadas.
Peito - possante e profundo.
Ventre - moderadamente esgalgado.
Garupa - larga, musculosa e levemente inclinada
Membros
Ombros - moderadamente inclinados.
Anteriores - absolutamente aprumados, retos, boa ossatura, cotovelos bem ajustados, trabalhando rente ao tórax.
Posteriores - coxas largas, bem musculadas, bem anguladas no joelho, jarretes curtos, fortes, e, visto por trás, paralelos e bem aprumados, sem ergôs.
Patas - compactas, dedos fortes, bem arqueados e corretamente direcionados para a frente. Unhas fortes, curtas e pretas. Almofadas plantares bem acolchoadas com uma sola escura, grossa e dura.
Cauda - inserida em continuação com a linha superior, seu comprimento atinge o nível dos jarretes e forma uma sutil curva para cima na ponta. Portada baixa, mas quando em ação se eleva para o nível da linha superior.
Movimentação - leve, vagarosa com passadas longas.
Faltas - orelhas com porte ereto ou tendendo ao ereto, olhos de cor clara, barbela, cauda curta ou ondulada, cotovelos soltos, altura abaixo dos limites; pelagem muito curta ou muito crespa; comportamento indolente.
Faltas graves - prognatismo, faltas dentárias.
DESQUALIFICAÇÕES - as gerais e mais:
1 - olhos: azuis ou esbranquiçados.
2 - pelagem: de qualquer cor que não seja o branco.
3 - que, após 2 anos, não forma encordoamento.
4 - anuro: (sem cauda ou cauda amputada).
5 - trufa: despigmentada cor de carne
6 - pêlo: curto e macio na cabeça e/ou pernas.