RSS

Old English Sheepdog (Bobtail)


O bobtail deve seu nome à cauda curta, típica da raça. Na Argentina, como em outros paises de língua não inglesa, é chamado velho pastor inglês. A antiguidade da raça é um fato comprovado, ainda que hoje, como pastor, seja mais empregado no Novo Continente que no Velho, onde muitas vezes sua maior popularidade é como cão de luxo e companhia. Ausência quase total de cauda neste cão, a voz particularíssima, o passo um pouco parecido com o balanço de um urso, sua grande afetuosidade e inteligência justificam a admiração que suscita nos ambientes elegantes. De todos os novos, é como hábil colaborador dos pastores que esta antiga raça inglesa encontrou estima e confiança através dos séculos.

Não é fácil precisar a arigem desta raça. Apresenta diversas analogias com o russo owtchar, do qual não se tem notícia segura, más sabe-se que vários exemplares chegaram ä Inglaterra em barcos provenientes do Báltico. Ë muito parecido com o briad francês e o Bergamasco italiano. Na Inglaterra há aqueles que reconhecem entre os antepassados do bobtail o barbon e o deerhound.

A raça alcançou a estabilidade das suas características atuais há aproximadamente um século, difundindo-se sucessivamente no Sul da Inglaterra e no Norte , isto é na Escócia, originando presumivelmente o bearded-collie.

À diferença do que ocorre com a raça escocesa, uma antiga tradição queria que se amputasse a cauda ao botail; diz-se que na origem deste costume estava a necessidade de distinguir os cães de trabalho, isentos de impostos, dos de luxo, pelos quais esta necessário pagar impostos.

PADRÃO DA RAÇA: Bruno Tausz

Aspecto geral - forte, quadrado, de constituição robusta, pelagem densa, com os olhos e a boca revestidos pela pelagem da cabeça.

Talhe - altura: mínimo, machos 61 cm e fêmeas 56 cm.
- comprimento: (padrão não comenta).
- peso: (padrão não comenta).

Pelagem - dupla, abundante, áspera e reta. A cabeça é recoberta as orelhas são moderadamente recobertas, o pescoço e os anteriores são bem recobertos, mais abundante nos posteriores. A abundância de pêlos é mais importante que o comprimento.

Cor - cinza, acinzentado ou azul: corpo e posteriores de cor uniforme, com ou sem manchas brancas nas extremidades dos membros. A cabeça, pescoço, membros anteriores e face ventral do corpo devam ser brancos, com ou sem manchas. Qualquer tonalidade de marrom é indesejável.

Cabeça - 1:1

Crânio - volumoso e quadrado, arcadas superciliares bem arqueadas.
Stop - bem definido
Olhos - bem separados, escuros, azuis ou um de cada cor, pálpebras pretas.
Orelhas - pequenas, portadas caídas rente às faces.
Focinho - forte, quadrado e truncado.
Trufa - grande e de cor preta com narinas amplas.
Lábios - (padrão não comenta).
Mordedura - em tesoura, tolerável em torquês.

Tronco - bem curto e compacto com linha superior ascendente.

Pescoço - de bom comprimento, forte e graciosamente arqueado.
Dorso - com a cernelha mais baixa que o lombo.
Lombo - forte, largo e ligeiramente arqueado.
Costelas - bem arqueadas.
Peito - profundo e amplo.
Ventre - (padrão não comenta).

Membros -

Ombros - bem inclinados
Anteriores - retos e de boa ossatura.
Posteriores - bem angulado, coxas largas, jarretes curtos, sem ergôs.
Patas - pequenas, arredondadas, fechadas, dedos bem arqueados.
Cauda - costuma-se amputá-la completamente.

Movimentação - com roll semelhante ao do urso, podendo fazer o passo de camelo. A cabeça pode ser portada naturalmente mais baixa.

Faltas - avaliadas conforme a gravidade.
Manchas nas áreas uniformes devem ser desencorajadas.

DESQUALIFICAÇÕES - as gerais.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS