Embora trate-se de uma das raças inglesas mais antigas, só recentemente o welsh corgi cardigan passou a formar parte da cinofilia oficial. Suas origens parecem sumidas no mistério, e o motivo não é difícil de descobrir e pensamops que eram criados pelos celtas há uns três mil anos. Supõe-se que pertence ao mesmo antepassado que deu origem aos bassets alemães.
Os celtas que o levaram a Inglaterra apreciavam muitos seus dotes de inteligência e vigilância, o admitiam nas casas, e o utilizavam para a caçada. Esta estima pode advertir-se no fato de que lhe confiavam o cuidado das crianças.
Somente muito mais tarde, mas de todos os modos há séculos, o cardigan começou a ocupar-se de rebanhos; hoje é famoso sobretudo como boiadeiro, além de ser cão guardião e de companhia.
Com o correr dos anos, as características originais da raça modificaram-se e reforçaram-se através de cruzamentos com outros cães britânicos, incluindo o collie, até chegar ao standar emetido pela Welsh Corgi Association e sancionado em 1934 pelo Kennel Club Inglês.
PADRÃO DA RAÇA: Bruno Tausz
Aspecto geral - baixo, constituição forte, ossatura pesada e peito profundo. Pequeno, silhueta alongada e elegante, cauda baixa, de pincel, lembrando a da raposa.
Talhe - altura: 30 cm.
- comprimento: 91 a 100 cm,
- peso: relativo de acordo com a altura.
Pelagem - comprimento médio, densa levemente áspera, jamais dura ou sedosa. Permitido o trimming dos bigodes.
Cor - sem preferencia vermelho em todas as gamas; areia; as gemas de rajado; preto, com ou sem castanho ou pontos rajados, geralmente, acompanhadas de branco no peito, pescoço, faces, patas e ponta da cauda.
Cabeça - CF= 3:5
Crânio - moderadamente largo e chato entre as orelhas.
Stop - moderado, mas definido.
Olhos - de médio para grande, inseridos relativamente separados, com os cantos definidos. Cor escura âmbar escuro. Olhos azuis ou um azul e outro escuro nos exemplares de pelagem azul-merle.
Orelhas - grandes, moderadamente largas na base, pontas arredondadas, inseridas bem separadas e para trás portadas eretas, em atenção, inclinam-se levemente para frente.
Focinho - 7,5 cm, nem afilado, nem abrupto, com maxilares fortes e definidos.
Trufa - preta, narinas de tamanho moderado.
Lábios - ajustados.
Mordedura - em tesoura, admitindo-se em torquês.
Tronco - longo e forte, com a linha superior reta e horizontal, com uma leve inclinação da espinha acima da cauda.
Pescoço - musculoso, bem desenvolvido, especialmente nos machos.
Dorso - longo e forte.
Lombo - longo e forte.
Costelas - bem arqueadas.
Peito - largo, profundo abaixo do nível dos cotovelos.
Ventre - moderadamente esgalgado.
Garupa - (padrão não comenta).
Membros -
Ombros - fortes e inclinados.
Anteriores - curtos, fortes, ligeiramente arqueados no nível do peito, com uma curva moderadamente definida no carpo, cotovelos bem ajustados, trabalhando rente ao tórax.
Posteriores - fortes, curtos, de boa ossatura, coxas musculosas.
Patas - redondas, com almofadas grossas e fortes. Ergôs posteriores são removidos.
Cauda - moderadamente longa, como a da raposa em pincel. Inserida abaixo da linha superior, em repouso, portada baixa em ação, para cima sem curvar-se acima do dorso.
Movimentação - aplicada (esforçada), muito ativa, cotovelos trabalhando bem ajustados ao tórax.
Faltas - avaliadas conforme a gravidade.
DESQUALIFICAÇÕES - as gerais e mais:
1. pelagem nitidamente longa.
2. qualquer merlinização que não em azul.
.3. área branca maior que 50%.