RSS

WHIPPET


Denominado antigamente "snap-dog" (cão-salto) pela forma com que batia a lebre, atirando-se sobre ela subitamente, o whippet poderia ser descrito como um greyhound em miniatura. È um cão sumamente veloz (alcança cobrir 65 quilômetros por hora), e na Inglaterra ainda hoje é empregado nas corridas.

Este cão foi criado há uma centena de anos pelos mineiros do norte da Inglaterra e especialmente selecionados para a caça à lebre. Seu pequeno porte é resultante dos cruzamentos efetuados entre o gryhound e o fox terrier.

Inteligente, afetuoso, muito obediente, é tão vivaz como dócil e tímido. Adora a companhia das crianças. Embora de aspecto delicado, é excepcionalmente robusto, resistente aos agentes atmosféricos e poucas vezes adoece.

É limpo, sem odor; o seu pêlo, curtíssimo, não necessita tratamentos especiais e se vive no campo, ele mesmo cuida da sua higiene rolando pelo pasto.

Adapta-se aos apartamentos urbanos onde gosta de dormir na cama do dono; entretanto, é necessário que o whippet gosta também de galopar em liberdade: um jardim, se as suas proporções são modestas, não lhe alcança.

Portanto, é aconselhável somente para aqueles que mesmo vivendo nos grande centros urbanos, têm a possibilidade de leva-los ao campo pelo menos duas ou três vezes por semana.

PADRÃO DA RAÇA: (Bruno Tausz)

APARÊNCIA GERAL: combinação equilibrada, potência muscular e força, com graça e elegância dos contornos. Construção de velocidade e de trabalho. Deve ser evitado qualquer forma de exagero.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: companheiro ideal, extremamente adaptável ao lar e aos esportes. Gentil, afetuoso e de caráter estável.

CABEÇA

REGIÃO CRANIANA:
Crânio: longo e seco, chato entre as orelhas, afilando na direção do focinho, moderadamente, largo entre os olhos;
Stop: ligeiro

REGIÃO FACIAL:
Trufa: preta, nos cães azuis, admitindo-se a trufa azulada; preta, nos cães de cor fígado, branco e particolor, aceitando-se a, despigmentação, parcial.
Mordedura: maxilares fortes, claramente, visíveis, com uma articulação em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os incisivos superiores, ultrapassam os inferiores à frente, tocando-os, levemente, engastados, ortogonalmente, à mandíbula.
Olhos: ovais, brilhantes e de expressão muito viva.
Orelhas: em forma de rosa, pequenas e de textura fina.

PESCOÇO: longo, musculoso e elegantemente arqueado.

TRONCO:
Dorso: largo, firme e, ligeiramente, alongado, mostrando um arco natural, na altura dos rins, sem escarpar na garupa.
Lombo
: sugere força e potência.
Peito
: caixa torácica bem profunda, proporcionando espaço para o coração; e bem definido, costelas elásticas, musculosas, na articulação com o dorso.

CAUDA: sem franjas. Longa, afilando e, quando em ação, curva-se para cima, sem ultrapassar a linha do dorso.

MEMBROS

ANTERIORES: retos e aprumados; a frente não é muito larga.
Ombros: oblíquos e musculosos, escápulas alcançando a espinha dorsal, onde são, claramente, definidos.
Cotovelos: bem ajustados, trabalhando rente ao tórax.
Metacarpos: fortes, moderadamente elásticos.

POSTERIORES: fortes. O Whippet é capaz de cobrir grande extensão de terreno, ao movimentar-se e mostrar forte ação propulsora.
Coxas: largas,
Joelhos: bem angulados
Pernas: bem desenvolvidas.
Jarretes: bem curtos.

PATAS: muito bem delineadas, dedos bem destacados, e articulações bem arqueadas; almofadas plantares espessas e fortes.

MOVIMENTAÇÃO: desembaraçada; membros posteriores encaixando perfeitamente sob o corpo, para ter propulsão; os membros anteriores alcançam bem à frente, rente ao solo; apresenta a movimentação fluente, é observada pela frente ou por trás. No conjunto, o movimento não pode ser duro, picotado, curto ou alto.

PELAGEM

Pêlo: fina, curta e cerrada.

COR: todas as cores, ou combinações de cores, são permitidas.

TALHE

Altura na cernelha: machos, de 47 a 51 cm fêmeas, de 44 a 47 cm.

FALTAS: qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.NOTA: os machos devem apresentar os dois testículos, bem visíveis e normais, totalmente descidos na bolsa escrotal.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS